sexta-feira, junho 12, 2015

A FILOSOFIA DO AMOR

O que escrever sobre o amor?
Tudo já foi tão dito e redito que parece rudimentar e ridículo discursar sobre assunto tão batido.
Mas se é assim, porque tantos escritores insistem em fazer versos e prosas sobre o amor?
Vivemos num caos.
Numa guerra pela sobrevivência de gêneros, direitos, amores e existência.
Só o amor nos salva.
Só a capacidade de amar nos torna humanos.
É bem verdade que os animais também sabem amar, mas numa proporção infinitamente diferente.
Nós somos geniais quando amamos, os animais não sabem discernir entre a ignorância e a genialidade.
Eu sempre tive dificuldade para expressar meus sentimentos.
Nunca gostei muito de me apegar desesperadamente a uma pessoa por temeridade. Sempre preferi abandonar a ser abandonada. E até quando não amei, amei demais. Porque amor de mãe é assim, uma forma arrebatadora e insensata de amar.
Mas eu idealizei o amor.
E na minha idealização ele era cúmplice, íntimo, entregue e absoluto.
Esse amor é o mais difícil de se encontrar.
Acredito que esse amor carece de uma pitada de encantamento, já que amor assim tão fundamental e distinto, não pode ser de natureza simplesmente espontânea.
Esse tipo de amor não é ilógico ou irracional, na verdade é bem definido e ultrapassa esse tipo de fronteira: a do sacrifício.
É evidente que se pode objetivar o amor.
Fazer implicações morais sobre ele por exemplo.
Mas nesse caso, aonde estará implícito ou subjetivamente negligenciado, a liberdade de amar?
Eu encontrei esse amor.
Me lembro do dia, da hora, do ano, do momento exato em que cruzei a porta da banalidade para a plenitude.
E a verdade é que uma partícula divina estava lá.
Porque sim, o amor é divino.
Tudo é gratuito: o oxigênio, o jardim, esta cidade e até eu mesma. Mas o amor te traz uma angústia, uma certa náusea, que te põe a transbordar. E ele te arrebata. E te exige. Você vira um plural.
O amor pode ser eterno?
Sinceramente não sei.
Mas ele pode ser transformador.
E só por isso, já não vale uma existência?






Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...