quarta-feira, março 06, 2013

DE KARNAL A FREUD

Dentre os vários livros que leio um pouquinho todos os dias, os que mais me despertaram a atenção foram "Oriente Médio" de Leandro Karnal e "O Mal Estar na Civilização" deFreud.
O livro de Karnal é antigo, no sentido da edição (1994) mas extremamente rico para quem deseja conhecer um pouco sobre a história do Oriente Médio É material de apoio, fácil leitura e compreensão de uma das regiões mais intrigantes do mundo, com referências inclusive sobre as religiões predominantes e seus fundamentos.
Ao final há ainda algumas indicações de filmes e livros para complemento ou aprofundamento do tema.
Já sobre o livro escrito por Freud, que sofri para encontrar, o primeiro capítulo abre com estas palavras : " É impossível fugir à impressão de que as pessoas comumente empregam falsos padrões de avaliação - isto é, de que buscam poder, sucesso e riqueza para elas mesmas e os admiram nos outros, subestimando tudo aquilo que verdadeiramente tem valor na vida. No entanto, ao formular qualquer juízo geral desse tipo, corremos o risco de esquecer como o mundo humano e sua vida mental são variados."
Se pararmos pra refletir, há uma certa simbiose entre as duas leituras.
Nós nos veiculamos socialmente aos grupos ou  pessoas que nos trazem sentimentos correlatos. É dessa forma que a interação ocorre, mas ocasionalmente meu mundo deixa de ser interessante e o mundo do outro  adquire valor essencial na minha vida.
Nesse sentido me filio a partidos políticos, religiões ou correntes de pensamento.
Mas claro que, como nos lembra Freud,  devido não só as discrepâncias existentes entre os pensamentos das pessoas e suas ações, como também à diversidade de seus impulsos plenos de desejo, as coisas provavelmente não são tão simples assim.
De qualquer forma, fica a dica das leituras para quem quiser se aprofundar nos temas.
Uma provocação desafiante ao cérebro é sempre interessante.




Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...