sábado, dezembro 15, 2012

TODOS OS MALES DO MUNDO

"Anoiteceeeeu, o sino gemeu e a gente ficoooou feliz a rezaaaaaar. Eu pensei que todo mundo fosse filho de papaaaai noeeeel...."
Não tem uma só vez que eu esteja no supermercado(nessas semanas que antecedem o natal), e não toque essa música. De tanto ser torturada, resolvi descobrir quem foi o "gênio" que a criou.
E eu descobri que o autor se chamava Assis Valente.
Ao que parece, ele foi nascido no Piauí e tentou o suicídio por três vezes, até ingerir formicida com guaraná e conseguir sucesso com o feito. Antes já havia se jogado do Corcovado (mas ficou preso nos galhos das árvores) e cortado os pulsos com lâmina de barbear.
Sinceramente, eu antes só achava a música um tanto quanto depressiva,  mas depois de conhecer essa singularidade do autor, nem consigo ouvir mais. Uma música - teoricamente -composta para ilustrar os tormentos de seu autor infeliz, acabou por ironia do destino se transformando num hino de celebração natalina.
Eu nunca gostei dessa música.
A parte em que ele canta "...já faz tempo que pedi mas o meu papai noel não vem, com certeza já morreu ou então felicidade é brinquedo que não tem" é muito triste.
E tem gente que brinda o natal com essa música!
Dizem que Assis era uma pessoa muito atormentada porque tinha problemas financeiros.Outros dizem que ele era homossexual não assumido, e ainda que ele fora abandonado pelos pais durante a infância.
Seja qual for o motivo real de sua tristeza e de suas tentativas de suicídio, ele contribuiu com o cenário musical em algumas parcerias, inclusive com Carmem Miranda. Mas ao que parece, nada disso era suficiente à preencher seu vazio.
Assis Valente que me desculpe(esteja aonde estiver), mas mesmo sem prestar muita atenção a todos os versos da música intitulada "Boas Festas", eu já me sentia mal quando ouvia. Sabe aquela sensação estranha que você tem ao adentrar determinados locais? Pois eu tinha essa mesma sensação quando ouvia essa música. Parece que tem uma tristeza impressa nela.
Agora não ouço mais, exceto no supermercado, que fica repetindo a exaustão. Alguém precisa avisar pra esse povo que o autor se suicidou, e que, a intenção dele com "Boas Festas" nunca foi a de celebrar o natal, e sim mostrar o quanto era triste, sozinho, infeliz e amargurado.
Então por favor, agora que você já sabe disso tudo, NÃO toque essa música na hora de cortar o peru ou brindar com a família.
Ela é triste e nos lembra, ainda que inconscientemente, que a felicidade pode ser comparada a caixa de Pandora.







Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...