sexta-feira, dezembro 28, 2012

AMIGO OCULTO

Muito se fala e lê sobre a saudade.
As pessoas frequentemente escrevem ou proclamam a falta que sentem de alguém que partiu, ou de algo que não se concretizou, e portanto foi-se.
O que muitas vezes não percebemos é que justamente essa "falta" é o que nos fornece motivação pra seguir em frente. Ou seja, sentir saudade ou falta de alguém ou algo, não é ruim, pelo contrário, é saudável. O que não é nada bom para nós, é amargar saudade.
Saudade amarga é aquela que machuca. Tantos aos outros, como a nós mesmos.
É um ressentimento que não tem fim, uma dor que não cura, uma ausência que não se preenche. Não há mal que dure pra sempre, disse o outro, mas a questão é que enquanto ele não finda, definha a pessoa.
A maioria de nós não realizou uma coisa ou outra que queria, ou deixou de dizer o que sentia. Faz parte da condição humana essa "falha" no proceder.Muitos são acometidos pela falsa ilusão que o alter ego proporciona, e se recusam a admitir, orgulhosos que são, esse acometimento. Iludem aos demais, mas jamais a si mesmos.
Penso que a saudade mais dolorida que se pode ter, a de não ter do quê sentir falta.É difícil sentir falta de um amor sem nunca ter tido um. Ou de saborear uma torta de maçã sem nunca ter provado seu doce.
Esse tipo de falta é a mais ruim de se ter.
As crianças que hoje crescem, sentirão falta de brincar na rua. Mas nunca saberão de fato, o quão divertido pode ser brincar de pique na rua. Elas não vivenciam isso.
Eu sinto saudade de correr sentindo a areia fofa debaixo dos meus pés. Sinto saudade de dormir ouvindo o barulho das ondas do mar, de subir em pé de jabuticaba, de andar de cavalo, do doce de leite feito no fogão a lenha e até das modas de viola debaixo da janela ao anoitecer.
Minha saudade é diferente.
Não é uma ausência amargurada, um buraco no peito oco, a raiva de sentir o que não sentiu.
É só saudade.
E já que a vida é um pisca (dizia dona Emília), há de se aproveitar o hoje para viver e criar, a saudade de amanhã.

Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...