sexta-feira, setembro 07, 2012

SER MÃE ENLOUQUECE, E DAÍ?

Dizem por aí que ser mãe é a coisa mais linda, incrível e transformadora que pode existir.
Eu digo que não é bem assim.
Um filho é para sempre, não importa o que aconteça na sua vida, é responsabilidade eterna. Lógico que irão crescer e tudo o mais, mas nós mulheres sempre nos sentiremos responsáveis por eles.
Criança recém nascida dá um trabalhão danado.Vem sem manual de instrução. São noites de insônia, choros inexplicáveis, cólicas intermináveis, fraldas, peito dolorido e bicos rachados. Se você passou por uma cesárea, ainda sofre com os pontos que incomodam, o corpo que despencou, a sogra, o marido, amiga, ou a mãe que resolve te ajudar e, inevitavelmente, te enlouquece. Quantas vezes você acorda para amamentar e sente vontade de chorar, assim, sem motivo mesmo. Ou de arrependimento também. Porque não? Se não tem leite jorrando do teu peito, dá-lhe cobrança, " devia ter comido canjica ou cerveja preta" dizem os antigos. E é um tal de visita que não termina nunca, quando tudo o que você quer é dormir. Você está sem fazer as unhas a um tempão, talvez descabelada, com olheiras, inchada, e vontade de mandar todo mundo ir as favas. Mas por temermos o nosso auto julgamento, e também o dos outros,  precisamos propagar pra todo mundo que a maternidade é linda, e que estamos felicíssimas. Pensar diferente remete até ao pecado, pensamos, " meu Deus, porque é tão difícil se pras outras mulheres parece tão fácil?"
E quando esse turbilhão inicial passa, inicia-se outro: o retorno ao trabalho. Qual mãe não sente culpa ou desespero absoluto em sair de casa e entregar aquela criaturinha às mãos de outra pessoa?
Não se julgue ou se critique por ter esses sentimentos. Aceite o patamar da vida e o momento em que você está, não sinta-se obrigada a criar, inventar véus de mentira para ser admirada aos olhos dos outros.
A maternidade é maravilhosa? Sem dúvida.
Mas pode ser maravilhosa pra mim, pra sua vizinha, ou pra aquela atriz famosa. E pode ser um saco pra você. Ou alguém te avisou que não tinha devolução?
Isso não significa que você será uma péssima mãe. Na verdade isto mostra consciência, reconhecimento de limitação, e deve ser respeitado em sua vida.
Mulheres que estão alinhadas com seu talento são mães melhores. Até para ser mãe precisa ter talento, afinal, são diretrizes que formarão caráter, personalidade, irão direcionar o caminho de outra pessoa, e haja psicologia para tudo isso. Como amar outro ser por inteiro, se você mesma ainda não possui essa inteireza?
O ideal é conseguir ultrapassar essa fase, buscar uma autobiografia e acreditar que sua força irá emergir.
Mas não tenha medo em bancar seus sentimentos, essa autenticidade será catalizadora para aplicação de seu talento e, nesse dia a maternidade será verdadeiramente incrível e transformadora em sua vida.



Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...