domingo, agosto 05, 2012

O DESAFIO DO EQUILÍBRIO

Eu tenho o hábito de me auto atormentar com algumas questões.
Não consigo desassociar a minha vida cotidiana da minha vida espiritual, na verdade, eu prefiro e valorizo infinitamente mais as questões espirituais do que cotidianas. Isso não traria dificuldade à minha existência, se eu não me auto atormentasse com a congruência de ambas.
Procurar um equilíbrio interior e exprimir essa condição é, pra mim, um grande desafio. O dia a dia é tão cheio de vícios e hábitos enraizados nas pessoas, que manter a serenidade e agir conforme os nossos princípios estabelecidos ou, por estabelecer, é quase impossível.
Por esse motivo é que dissemos sobre o desafio em potencializar e acalmar a mente e as ações fora dos ambientes que os acolhem, como os templos de contemplação, igrejas, centros espíritas ou outros. Afinal de contas, quando estamos em um destes locais, compartilhamos um mesmo pensamento e um mesmo ideal: o do equilíbrio.
Mas no nosso cotidiano, diante dos conflitos e diferenças culturais, religiosas, posturais e até mesmo éticas, como podemos manter esse equilíbrio?
Eu poderia dizer que auto flagelo meu espírito, quando me deparo integrando grupos ou sendo partidária de reflexões que não traduzem a riqueza e a potencialidade do meu interior. Mas ao mesmo tempo, penso que, se me permito fazer parte desses grupos é porque o meu interior não está plenamente convicto de minhas posições espirituais.
Ou eu não me permitiria esse tipo de desequilíbrio.
Eu acho que esta verdade serve para todos nós, porque quando nos posicionamos na vida precisamos nos posicionar com toda a integridade de nosso ser, afinal, somente assim , seremos seres em evolução completos. Ainda que em evolução, seremos íntegros.
Essa é a minha verdade e o meu desafio: manter a serenidade, o equilíbrio e a integridade das minha fé, dentro de um templo com todos reunidos em uma mesma conexão, e fora dele, com todas as emanações e discordâncias inerentes ao ser humano.



Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...