segunda-feira, julho 09, 2012

DERMATITE ATÓPICA

Você sabe o que é Dermatite Atópica?
Não sou Dermatologista e não gosto de achismos, portanto, pesquisei uma autoridade médica.
Nas palavras de Dr. Drauzio Varella :


Dermatite atópica (ou eczema atópico) é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam. Geralmente, elas se localizam na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo das crianças maiores e dos adultos. A dermatite atópica pode estar associada a outras atopias, como bronquite, asma e rinite, por exemplo.
Ainda não se conhecem as possíveis causas da dermatite atópica, mas há evidências de que predisposição genética e histórico familiar de atopias influenciam o aparecimento da enfermidade.
Sabe-se, também, que alguns fatores de risco funcionam como gatilho das crises. Entre eles destacam-se: substâncias irritantes (poeira domiciliar, conservantes, produtos de limpeza e usados na lavagem das roupas), tecidos de lã e sintéticos, frio intenso, ambientes secos, calor e transpiração, estresse emocional.
Sintomas
* coceira, que piora com a transpiração;
* lesões avermelhadas que podem apresentar vesículas e escoriações e funcionam como porta de entrada para bactérias.
Diagnóstico
O diagnóstico leva em conta a coceira, a localização das lesões, a história familiar e a associação com outras atopias.
Tratamento
O tratamento da dermatite atópica começa com os cuidados com a pele que, em geral, é seca. Para tanto, é importante tomar banhos rápidos, não muito quentes, com pouca aplicação de sabonete e passar cremes hidratantes.
Caso se faça necessário e a critério do médico que acompanha o caso, podem ser indicados os seguintes medicamentos: corticóides de uso tópico, imunossupressores e anti-histamínicos. Antibióticos só devem ser utilizados quando houver infecção bacteriana.
Agora que você já teve um esclarecimento digno, vou dar uma dica que funcionou com uma pessoa muito próxima. Primeiro no quesito hidratação, porque a pele chega a descamar de tão seca que fica. Na farmácia compre glicerina pura, ela é vendida nas prateleiras e custa baratinho. Na mesma farmácia compre Bepantol derma. Num vidrinho misture uma tampa de glicerina para duas de bepantol. Passe nas áreas ressecadas. Não há contra indicação.
Há uma pomada chamada Quadriderm, que também pode ser comprada genérica por Valerato de Betametasona. Ela foi excelente cicatrizante para essa pessoa próxima. Não sou médica, essa pomada não exige receituário, qualquer dúvida consulte um profissional antes.

          
Imagens reprodução




Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...