sábado, novembro 12, 2011

LOS MUERTOS

Existe um pouco de saudosismo dentro de todos nós. Alguns, porque não realizaram os sonhos acalentados, outros pela presença de entes que já se foram, e outros, como eu, pela inocência perdida. Claro que deve existir mais uma dezena de motivos pra se ser saudosista, mas neste momento só me ocorreram estes três.
Eu não vou dizer que sinto saudades, é mais uma falta constante de algo que ninguém conseguiu suprir nos anos que se foram. Quando passo pelas ruas e vejo a degradação humana em forma de crianças e velhos abandonados, bêbados, maltrapilhos e fétidos me entristeço. Me entristeço e me envergonho simultaneamente, porque sou só mais a uma pessoa a constatar o abandono e seguir meu caminho.O pensamento trazido pela presença incômoda logo será substituído por outros e a cena esquecida.
Convenientemente.
Em breve começa a enxurrada de paparicos e embustes sobre estas pessoas, é ritual socorrer e entregar sacolinhas aos pobres para amenizar a consciência e a ignorância do restante do ano. Quase como se fosse uma confissão ritualizada, a sacolinha para os necessitados toma o lugar da ave maria e do pai nosso.
Não me excluo dessa vergonha, faço parte dela e compartilho dessa palhaçada que alguns denominam "solidariedade ". A grande questão é que, após o tais dias santos, é cada um por si, missão cumprida e consciência limpa até a próxima sacolinha.
Comemoramos a poucos dias o dia de finados, ou dia dos mortos, como queiram.Me pergunto quem de fato está morto, se os que enterramos, ou nós,  que caminhamos entre moribundos abandonados fingindo normalidade....
Alguém pode me perguntar aonde entra o saudosismo nesta estória, e eu digo que, raro era ver mendigo ou criança abandonada. Não se trata de apego político, mas de uma constatação.
A ideia de recursos aprimorados e intelectos valorizados não deveria ser mais do que suficiente para garantia de melhor condição de vida pra todos? Que mundo estranho.
Sigo cada vez mais acreditando que já morremos todos, só resta sermos enterrados.



Imagem: Reprodução the glamourai

Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...