terça-feira, novembro 22, 2011

COMO MANTER UMA AMIZADE

Hoje li um artigo muito pertinente de Roseli Sayão na Folha Equilíbrio a respeito das amizades durante o período da adolescência.
A questão tratava de uma garota que mantinha vínculo de confidencialidade com duas amigas e que, por conta da confiança mantida, declarou sua paixonite por um garoto.Ocorre que, durante uma festa, a amiga acabou aos beijos com o tal garoto. Claro que a confiança e a amizade acabaram, e o fato curioso foi a total ausência de remorso ou arrependimento por parte de ambas em colocar fim a uma suposta amizade, principalmente por um fato absolutamente sem importância, tanto para uma uma como para outra.

Se percebermos, raro é manter uma amizade em tempos de total individualismo.Cada vez mais as pessoas preferem se comprometer apenas consigo mesmas..As amizades são fundamentais em nossa vida, seja ela adulta ou ainda infantil, e são em nossos amigos que encontramos um riso fácil, uma companhia pra desafogar mágoas ou só partilhar coisinhas do dia a dia.
Ninguém precisa ter um milhão de amigos, mas para termos ao menos um que seja, algumas regras de conduta precisam ser observadas e, certamente, a sabedoria em fazer concessões e prestar atenção ao que não foi dito, são algumas delas.

A imaturidade com que nossos adolescentes tratam os sentimentos alheios, a infantilidade das relações, a busca de uma estética perfeita a nos rodear,  me fazem pensar que nossas meninas e meninos não têm a menor ideia do que significa ter um amigo.
Será isso fruto das pessoas individualistas que nos tornamos?
Eu gostaria de ter tido mais tempo e sabedoria para manter pessoas queridas perto de mim, e gostaria de ter entendido que, assim como no amor, as amizades precisam seguir um código de conduta e respeito para que se firmem e se mantenham. Mas o tempo não é amigo dos arrependidos, só companheiro. A travessia é longa e quanto antes nossas crianças e adolescentes aprenderem sobre isso, melhor.
Que bom seria se as escolas também se preocupassem em discutir as competências de ser um bom amigo.




Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...