segunda-feira, novembro 29, 2010

MAQUIAGEM PARA PELE CLARA

Olá meninos e meninas.
Já falamos em outro posto sobre a pele negra e seus cuidados, hoje vamos falar um pouquinho sobre a pele clara.
A pele clara costuma variar entre o tom rosado e o amarelado.
Assim como no post para a pele negra consultamos uma especialista, aqui também seguimos pelo mesmo caminho.
Todas as dicas e informações são extraídas do site da Dra Denise Steiner- médica formada pela Faculdade de Medicina da USP com o seguinte currículo:
 Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Doutora em Dermatologia pela UNICAMP, Membro da Academia Americana de Dermatologia, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, Professora Titular Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Mogi das Cruzes, Delegada Brasileira do Comitê Científico do Colégio Ibero-Latino-Americano de Dermatologia.
Portanto, peço licença a Dra Denise para esclarecer a vocês sobre esses cuidados.
Abaixo, foto da Dra Denise e para qualquer outro esclarecimento, consulte o seu site: 
http://www.denisesteiner.com.br


Dra. Denise Steiner - Dermatologista


Vamos começar esclarecendo mitos e verdades.



1 - Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele devem ser da mesma linha
É realmente mais adequado usar produtos de uma mesma linha. Eles têm os mesmos ingredientes básicos de perfume e conservantes, além de serem desenvolvidos para tratar determinado tipo de pele em idades específicas. No caso de produtos manipulados ou receitados, eles podem ser de linhas diferentes já que o especialista procura indicar as combinações adequadas.
2 - É melhor evitar loções alcoólicas para limpar a pele
Elas até podem limpar melhor a pele, mas irritam e têm efeito rebote, ou seja, estimulam a produção de oleosidade (sebo). Leites e cremes de limpeza são melhores que loções alcoólicas e não causam efeitos indesejáveis.
3 - Tomar sol melhora a pele
Mas depende do tempo e do horário que a pessoa se expõe ao sol. Os primeiros raios do dia têm efeito antiinflamatório e, por isso, melhoram a acne. Porém, quando a exposição ao sol é exagerada, a acne piora, já que a pele queimada fica mais grossa, facilitando o entupimento dos poros.
4 - Mais importante que limpar a pele, é sempre aplicar o creme de baixo para cima
Em geral, a maior preocupação deve ser aplicar o creme com suavidade sobre a pele limpa, sem movimentos bruscos e, de preferência, por igual. Se a intenção for massagear a pele, faça o movimento de baixo para cima na área da testa; do centro para fora, nas áreas da maçã do rosto e dos olhos; e de cima para baixo, no queixo e pescoço.
5 - Acne é doença contagiosa
A acne acontece especialmente na puberdade por tendência hereditária. Ou ainda, por uso de medicamentos, doenças e cosméticos muito oleosos.
6 - Sauna é eficiente na limpeza da pele
A sauna não deve ser considerada um tratamento de beleza. Somente peles muito sujas e oleosas podem se beneficiar desse procedimento, já que a temperatura alta aquece a cútis e os poros se abrem, liberando a sujeira. Mas não chega a ser uma limpeza eficiente. O objetivo da sauna é relaxar.
7 - Quando estou bronzeada já estou protegida, por isso não preciso mais usar filtro solar
O bronzeamento prévio dá uma pequena proteção, o equivalente a uma proteção fator 4. O que não é suficiente para evitar queimaduras e outros danos à pele em caso de uma nova exposição ao sol.
8 - Alergia na pele se pega em qualquer lugar
É o tipo de doença não transmissível. A alergia depende da predisposição individual e do contato com a substância causadora da alergia.
9 - Produtos naturais nunca provocam alergia
Qualquer produto, inclusive aqueles formulados apenas com substâncias extraídas da natureza, podem desencadear alergia.
10 - A pele nunca reage a produtos aos quais já está acostumada
Qualquer produto, a qualquer momento, pode desencadear uma alergia. A pele de um pedreiro, por exemplo, pode se sensibilizar ao cimento depois de passados 10 anos de contato com o material.

Obesidade e Pele

A maioria dos textos médicos e leigos ressaltam a associação da obesidade e de colesterol ( além do LDL - Low Density Lipid - gordura de baixa densidade), que propicia o aparecimento da doença cardiovascular artelosclerótica. Contudo, o aumento dessas substâncias interfere, também, em outros sistemas do corpo humano, em especial no seu maior órgão em extensão: a pele e seus anexos (cabelos e unhas).
Cabe destacar que qualquer individuo com 20% a mais de seu peso ideal deve ser considerado obeso e isso certamente interfira na pele, tanto quando se trata de homens, quanto de mulheres. No caso das mulheres há, ainda, uma associação mais negativa, quando está ligada ao período do climatério, onde as alterações hormonais são mais evidentes.
A concentração de gordura em certas regiões do corpo como nas pernas, por exemplo, associada ao peso, provoca uma dilatação nos vasos sangüíneos e, alem disso, há o risco de entupimento ocasionando pela deposição de gordura na parede das artérias o que leva o aparecimento de varizes e, eventualmente, de tromboses.
Outro problema comum nas pessoas obesas é o aparecimento, na área do pescoço e axilas, de lesões de pele pedunculares , chamadas fibromas moles ou acrocórdons, que são semelhantes ás verrugas. Para eliminar esse tipo de lesão o dermatologista utiliza-se do procedimento cirúrgico, através de aparelhos eletrônicos que emitem radiação, como é o caso do laser.
Os quilos extras causam, também, uma diminuição da globulina transportadora de esteróides sexuais (hormônios) - "SHGB" - levando a um aumento de testosterona livre, criando um terreno favorável para a pele oleosa, a acne e o hirsutismo - aumento de pêlos no corpo das mulheres.
Outra ocorrência ocasionada pelo excesso de testosterona circulado pelo corpo é o escurecimento das axilas, virilhas e de outras áreas onde existem dobras.
O peso além do normal pode provocar também nas mulheres um aumento dos seios causando, como conseqüência, além de problemas na coluna dorsal, um estiramento excessivo da pele, levando ao aparecimento de estrias (víbices), que podem surgir também em outras partes do corpo. No caso das estrias, o tratamento indicado pelo dermatologista é a mesoterapia, que vem conseguindo bons resultados. 
Ainda com relação aos problemas de pele ligados à obesidade pode-se citar o fato de que a região que fica entre os dedos e a área localizada sob os seios tende a descamar, com mais facilidade, tornando-se suscetível ao aparecimento de micoses (tinhas).

Emoções e a Pele

Coceiras aparentemente sem causa, lesões de pele e insensibilidade cutânea. A causa destes problemas pode estar muito alem das fronteiras de cútis e ainda estar sinalizando sérios distúrbios psíquicos.

Estudos na área de dermatologia dão conta que 40% dos pacientes procuram médicos desta especialidade têm algum problema emocional.

Quando uma pessoa se automanipula, causando ferimentos na pele, costuma alegar que já havia uma escoriação e que ela ardia e coçava. Este tipo de comportamento pode ser sinal de uma depressão endógena, que também traz outros sintomas, como insônia, intestino preso, anorexia (redução ou perda de apetite), entre outros.

A queixa de prurido (coceira) generalizada pode significar um estado de ansiedade – muitas vezes de extrema gravidade – capaz de levar pessoas a ter idéias suicidas. As coceiras intensas da região genital também podem significar grave problema de ordem sexual.

Outro quadro delicado relacionado a doença mental é a chamada dermatite factícia ou artefato, em que o paciente provoca uma lesão na pele, geralmente ulcerada e de aspecto bizarro, podendo ou não ter consciência desta ato. Neste caso, o paciente pode mostrar o primeiro sintoma de um psicose ou de uma depressão severa, ou ainda estar submetido a um nível de ansiedade insuportável.

Arrancar o próprio cabelo, a sobrancelha ou os cílios é um forte indício de doença obsessivo-compulsiva. Neste grupo, também pode ser incluídos os roedores de unha e aqueles que apresentam dermatite de mãos – porque as lavam compulsivamente, dez a quinze vezes no dia.

Alem da relação com doenças psíquicas mais graves, os problemas emocionais também estão associados a dermatoses mais comuns, como o vitiligo e psoríase.

 
Fotoproteção

Proteger a pele da agressão solar continua sendo um grande desafio para os dermatologistas. O fotoprotetor ideal, em relação ao princípio ativo, veículo, grau de proteção ainda é um sonho distante. Há alguns anos a importância da radiação ultravioleta concentrava-se no conhecimento do comprimento de onda B e hoje cada vez mais se conhece o potencial agressivo e provocador do comprimento de onda A. No simpósio sobre fotoproteção, foi discutida a importância cada vez maior desta radiação que está envolvido com fotoenvelhecimento, lucites, melanoma, entre outros. Doenças como a erupção polimorfa a luz é provocada especificamente pela radiação UVA. Além disso, ela também causa melanoma em determinadas espécies de peixe.

A luz ultravioleta A também é predominantemente responsável pelo hydroa vacciniforme, porfíria, dermatite crônica actínica e fotosensibilidade a luz. Outrossim, cada vez mais, a luz ultravioleta A vem sendo implicada na gênese do câncer de pele induzindo mutação do DNA e acúmulo de p53. Além disso, há muito é conhecida a responsabilidade da luz UVA no envelhecimento atingindo vasos e fibras e causando flacidez, perda de elasticidade rugas. Por fim, o comprimento de onda A também responsável pela imunossupressão da pele. a padronização do fator de proteção solar em relação a UVA passa por métodos como: medida do escurecimento imediato, medida do escurecimento persistente e também a espectroscopia por reflectância que parece ser a ideal.

Algumas substâncias são específicas para proteger a pele da radiação UVA:

- Tinasorb M ( methylene bis-benzotriazolyl tetramethylbutyphenol)
- Benzaphenonas
- Mexoryl SX (derivado de cânfora)
- Avobenzona
- Filtros físicos (TiO2, O2Zn, O2Fe)

A avobenzona ou Parsal é o único agente que protege especificamente em relação ao comprimento de onda longa da radiação UVA. Esta substância é muito instável e dependendo da formulação, desestabiliza com a própria luz solar. O mexoryl e as benzofenonas protegem em relação ao comprimento de onda médio da radiação UVA.

Dos filtros físicos o melhor protetor é o óxido de ferro, muito pouco cosmético. O óxido de zinco é superior ao dióxido de titânio. Os filtros físicos, especialmente TiO2, provocam o aparecimento de radicais hidroxilas, e ânions superóxidos. A proteção conferida pelos mesmos, também é diretamente proporcional ao tamanho do partículo.

A dihidroxiacetona que é a substância ativa dos autobronzadores confere alguma proteção em relação a radiação UVA.

O mais importante é evitar excesso de sol, principalmente ao meio dia, até de usar roupas, chapéus e procurar a sombra.

Lembrar que a duração da proteção do filtro é relacionada ao número do protetor e sendo assim o filtro 10 protege por 2,6 horas e o fator 30 por 3,1 hora.
Deve ser usado nas crianças desde cedo. Trabalhos recentes comprovam que o número de nevos melanocíticos adquiridos é menor, se houver proteção em relação ao sol desde os primeiros anos de vida.

Lembrar que o filtro evita o eritema, mas não a imunossupressão.

Além da quantidade adequada também é importante a reaplicação do filtro que deve ser feita após vinte minutos e depois a cada duas horas.

A utilização do filtro solar não impede a ativação da vitamina D. Para uma pessoa adulta de pele clara são necessários 10 minutos de luz solar para este aproveitamento. As pessoas de pele escura precisam de uma quantidade maior. ( cerca de 20 minutos)

Texto: Autoria integral do site http://www.denisesteiner.com.br


Espero que aproveitem as dicas e orientações de Dra Denise e consultem seu site que têm aplicação para qualquer tipo de pele.Não vou repetir marcas de filtros porque já falamos em outros posts sobre eles.
MAQUIAGEM
O meu tom de pele e a cor do meu cabelo se parecem bastante com o da atriz ruiva Amy Adams, então neste caso os tons de vermelho vinho e vermelho alaranjado combinam perfeitamente.
A base precisa ter o mesmo tom da sua pele,nem mais clara e nem mais escura.O coretivo pode ser um tom mais claro se o objetivo for iluminar a pele e cobrir pontos escuros como olheiras.Eu prefiro pós soltos para acabamento translúcido, acho que uma pele cada vez mais "fininha" deve ser o objetivo final para garantir naturalidade.
O lápis marrom fica mais natural do que o preto, então para o dia a dia, eu utilizo e indico o marrom.Perceberam o iluminador no canto interno dos olhos?Super dica para"abrir" o olhar.
Algumas bases para a pele clara:
 
  
O rímel azul e a sombra rosada são ótimas opções para a quem é loirinha.Além disso,os tons de dourado também são perfeitos.
Eu sou uma apaixonada por blush e atualmente uso MAC, mas estou de olho no Orgasm da NARS que é considerado o melhor blush do mundo porque fica perfeito em qualquer pele.
Se você tem a pele clara e o cabelo mais escuro pode investir nas paletas de cores quentes e tons terrosos como o marrom, azul,grafite e preto.





As peles que são brancas rosadas não suportam maquiagem muito pesada no rosto e para elas os pós soltos e bases fluídas são opções acertadas.









Abaixo algumas sugestões do que falamos:




















Ninguém precisa gastar os tubos com produtos importados, também há ótimas opções de maquiagem por aqui. A marca Duda Molinos é uma delas, está disponível em qualquer perfumaria, tem custo acessível e excelente qualidade.
Abaixo foto e produtos do Duda:




Tem muita gente que curte os produtos da Vult.Eu não gosto.Mas pode ser uma questão de pele e gosto, certo? Então alguns produtos para sua pesquisa. Também estão disponíveis em qualquer farmácia e perfumaria.


O QUE EU USO:


Eu sou uma pessoa muito alérgica, então preciso tomar cuidado extra com maquiagem.
Neste momento estes são os produtos que uso:


 

 

  


 



 

Base: Mac Studio Flix
Corretivo: Lâncome Effacernes
Pó solto: Mac Mineralize
Iluminador: MarceloBeauty
Rímel: Mac e Maybelline
Lápis de olho: Duda Molinos
Blush: Mac
Sombras: marrom Duda Molinos e uso como sombra o blush vinho da Natura Aquarela
Batom: Revlon



Fotos: Reprodução.

Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...