quinta-feira, outubro 07, 2010

TUDO SOBRE...CRIANÇAS! PARTE I

10:00 horas.


Olá meninos e meninas.
Iniciando o TUDO SOBRE....CRIANÇAS! vou começar pelo café da manhã.
Quem tem filhos pequenos como eu, a Nina tem 06 e a Bia tem 08, e manda as pequenas para a escola logo cedo, sabe como é dureza o café da manhã, a maioria não quer comer e ainda tem a questão do lanche escolar para quem leva.
Bom, eu tenho as duas questões. 
A minha rotina inicia as 05:45 com a Nina que tem 06 anos e não gosta de tomar café muito cedo e estuda em escola municipal, ou seja, não pode levar lanche para a escola.O que fazer?
Eu compro iogurte de frutas(toda criança adora), existem bandejas na promoção sempre no supermercado e cereal, neste caso, as mães precisam pesquisar e se tiverem muitos filhos, como eu, determinar que os demais "respeitem" o café da manhã da menor. Isso não quer dizer que não possam comer, apenas entender que este cereal faz parte do cafezinho dela. Então, eu misturo cereal com iogurte e ela come. Para variar, costumo fazer bolo durante a tarde(pode ser de pacotinho mesmo) e sirvo com um achocolatado de Sustagen, o Sustagem é caro mesmo minha gente, mas é necessário este custo para compensar quando os pequenos não querem se alimentar direito no café da manhã. Existe no supermercado várias marcas de biscoito integral, também é uma boa medida para variar o café, se tiver a forma de cookie melhor ainda, as crianças curtem. Experimente. Ahh, outra coisa, os especialistas desaprovam totalmente, mas deixar em algum desenho animado nesta hora do dia, por volta das 06:00 da manhã, ajuda e muito. Depois vou falar sobre os desenhos animados.





Sobre a Bia que tem 08 anos a história é outra.
Ela não toma leite e não é por intolerância a lactose, e sim porque não gosta de leite. Isso desde os 03 anos de idade. 
Precisei buscar uma alternativa e encontrei o suco de soja, que ela adora.
Entãono café da manhã da Bia tem o seguinte: 1 fatia de pão de forma( pode pesquisar, existem de preços e marcas diferentes), patê ( que eu faço com requeijão e uma bisnaga de patê pronta da Sadia, custa aprox R$1,70) + 1/2 copo de suco de soja. 
Eu pesquiso bastante o preço, as vezes compro da Soy Suco, as vezes da Nestlè e quando na promoção, o Ades, mas esta parte é só porque a minha filha não toma leite mesmo.
Ela estuda em escola do Estado, então pode levar lanche, sendo assim, ela leva uma caixinha de suco de soja( mas os sucos são vendidos a R$0,99 a unidade, mesmo não sendo de soja) e pão de forma com patê, ou 04 bolachas recheadas, ou uma fatia generosa de bolo. 


NUNCA, NUNCA, NUNCA: Crianças não devem levar nunca para a escola, salgadinhos, refrigerantes, balas e eu também sou contra levar dinheiro.
São muito pequenas para andar com dinheiro e se acostumam fácil com as tranqueiras da cantina. E digo tranquieiras porque nós sabemos que em cantina de escola só vende porcaria.
Se você uma vez ou outra na vida estiver muito sem tempo e ela levar algum dos ítens acima, não se culpe.Nós mães sempre fazemos o impossível,certo?
Mas evite ao máximo. As crianças se acostumam rapidinho e aí quem vai preferir bolo a coxinha, ou suco a refrigerante? 
O segredo é variar e começar o dia de bom humor, brincando com o cabelão delas e por aí vai..se começar o dia correndo, atrasada, as crianças vão ficar "azedas" para o café da manhã e fazer manhas, o que não deve ser tolerado. Seja firme, mas não prometa lanches com surpresas se ela tomar o café, diga sempre que ela deve tomar café porque seu corpinho está a muitas horas sem se alimentar e os "soldadinhos " que cuidam da saúde dela estão famintos. Crie estórias. Afinal ser mãe é ter escolhas criativas.
Um beijo e até o próximo capítulo: O almoço.



Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...