terça-feira, junho 22, 2010

Moda, Modismo e Elegância


Olá meninos e meninas.
Eu adoro moda, acho que nós mulheres de uma maneira ou de outra amamos moda.
Mas eu devo confessar que acho os acessórios um capítulo a parte, até porque se você tiver um bom paletó, um belo colar, um sapato de qualidade e bolsa idem, não precisa de mais nada.
Percebo nas ruas uma mescla de muitas coisas. Há um certo exagero no vestir. Calças excessivamente coladas, blusas com muito decote, botas pesadas parecendo uma pata de elefante e muito casaco de poliéster e nylon com pelo.Um horror!
E há também as mulheres que já passaram dos 30 mas ainda compram na seção juvenil.
Enfim, onde está a elegância das mulheres? Só porque está na moda é bom pra eu usar?
É claro que não. Moda significa usar algo atemporal, como os óculos, lenços e pérolas que Jacqueline Kennedy usava, ou os vestidos envelopes de Diane Von Furstemberg, ou os tailleurs de Chanel, e por aí vai.
Me perdoem se não cito nenhum brasileiro,mas apesar dos nomes famosos como Dener e Clodovil, no Brasil quem lança moda é artista ou famoso. Temos Caetano Veloso, Leila Diniz, Wanderléia e etc. Lógico que nos anos 80 surgiram nomes grandes como Reinaldo Lourenço, Huis Clos,Walter Rodrigues, entre outros e posteriormente Alexandre Herchcovitch, mas falo de influências eternas. Me perdoem, mas a viúva Porcina influenciou muito mais com seus laçarotes e pulseiras que qualquer outra coisa.
E aliás, isso não é moda, é modismo. Qualquer coisa que não sirva para você usar em qualquer época, é modismo e portanto não deve ser comprado. É simples assim.
O que se vê hoje é uma inversão de tudo.Hoje, as crianças se vestem como mini adultos e os adultos como adolescentes.As nossas meninas de 15 anos são em sua maioria alienadas e parecem bonecas pré fabricadas em grande escala. Todas usam muito lápis preto no olho, muitos piercings, muitas blusinhas mostrando a barriga e claro as tais botas pata de elefante. O único filme a que assistiram foi Crepúsculo e o último livro que leram foi....Crepústulo também, claro. Elegância é uma palavra a ser pesquisada no Wikipedia. Mas enfim, voltemos as roupas.
Vestir uma boa roupa não significa vestir uma roupa cara, e o exterior precisa ser uma extensão do interior, ou seja, de nada adianta você estar bem arrumada se não tiver elegância no falar, no caminhar, no trato com as pessoas. A palavra elegante significa escolher, portanto precisamos cultivar a sensibilidade, ter amabilidade no contato com o outro, e isso meninos e meninas, é uma arte.
Vou encerrar com uma frase brilhante de um famoso pensador francês chamado Paul Valéry " Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir".
Abaixo foto de Jackie Kennedy.



Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...