terça-feira, junho 22, 2010

A dura tarefa de educar


OLÁ MENINAS E MENINOS.
ONTEM ESTAVA EU DENTRO DO SANITÁRIO FEMININO DO SHOPPING, QUANDO OUVI O SEGUINTE DIÁLOGO ENTRE MÃE E FILHO: ' AGORA A MAMÃE VAI PAGAR UMAS CONTAS E COMPRAR UMAS ROUPAS E VOCÊ VAI COMIGO!' NESSE MOMENTO A CRIANÇA COMEÇA A RECLAMAR FAZENDO UNS RUÍDOS PRÓPRIOS DOS PEQUENOS E A MÃE APROVEITA PARA COMPLETAR: ' VAI SIM SENHOR, HOJE NÃO É O DIA DO VÍTOR, HOJE É O DIA DA MAMÃE'!.
E AÍ SILÊNCIO. DEDUZI QUE, OU ELA TINHA AFOGADO A CRIA NO VASO SANITÁRIO FRENTE A NEGATIVA EM ACOMPANHA-LA NAS COMPRINHAS OU O POBRE SEGUIU ARRASTADO PELO CORREDOR SEM OPÇÃO.
A QUESTÃO É: EXISTE O DIA DA MAMÃE?
DESCULPE AS PEDAGOGAS, PSICÓLOGAS DE PLANTÃO E FEMINISTAS, MAS NÃO, NÃO EXISTE O DIA DA MAMÃE. PELO MENOS QUANDO VOCÊ DECIDE VIVER ESSE DIA HIPOTÉTICO NO SHOPPING COM UMA CRIANÇA QUE AINDA EMITE RUÍDOS.
É MUITO POUCO PROVÁVEL QUE AQUELA OU QUE QUALQUER CRIANÇA TENHA A COMPREENSÃO E PACIÊNCIA PARA ACOMPANHAR SUA MÃE ENQUANTO A MESMA ENTRA E SAI DE LOJAS ENTULHADAS DE PESSOAS ESTRANHAS PARA PROVAS UM SEM NÚMERO DE ROUPAS ENQUANTO VENDEDORAS ÁVIDAS POR SUAS COMISSÕES APERTAM SUAS BOCHECHAS E CHAMAM DE LINDO A MAIS FEIA CRIANÇA QUE JÁ VIRAM EM SUA VIDA.
SIM, EXISTEM CRIANÇAS FEIAS. E QUEM DIZ QUE NUNCA VIU UMA CRIANÇA FEIA, MENTE FEIO. ACREDITEM.
BOM, MAS O FOCO É A RECUSA FREQUENTE DOS PAIS EM PERCEBER QUE DETERMINADOS LUGARES NÃO FORAM FEITOS PARA LEVAR CRIANÇAS PEQUENAS.
E A MENOS QUE O PASSEIO AO SHOPPING SEJA PARA LEVÁ-LO AQUELA FAMOSA LANCHONETE OU AO PLAY LAND, ESQUEÇA.
IMAGINO QUE ESTES PAIS SEJAM OS MESMOS QUE PERMITEM QUE SEUS FILHOS RABISQUEM AS PAREDES DA CASA INTEIRA TEMENDO INTERFERIR NO PROCESSO CRIATIVO DOS PEQUENOS.
ENTÃO CARAS MÃES, DA PRÓXIMA VEZ QUE QUISEREM TER UM DIA SÓ PARA VOCÊS, DEIXEM SUAS CRIAS EM CASA, OU COM A VOVÓ. SEMPRE PESSOAS DE CONFIANÇA.
NÃO HÁ NENHUM PROCESSO EDUCATIVO NO ATO DE OBRIGAR OS PEQUENOS A ACOMPANHA-LAS EM SHOPPING OU SUPERMERCADOS LOTADOS. EXISTE A POSSIBILIDADE ESTARMOS CRIANDO UM PEQUENO MONSTRINHO FEIO, DAQUELES QUE SE ATIRAM NO CHÃO DAS LOJAS E SAEM GRITANDO ATRÁS DE SEUS PAIS, QUE INVARIAVELMENTE AGEM COMO SE AQUELA CENA BIZARRA NUNCA TIVESSE ACONTECIDO, E NÃO QUE FOSSE UMA EXTENSÃO DO QUE ACONTECE EM SUAS CASAS.
É PRECISO TER CORAGEM PARA EDUCAR. NÃO EXISTEM FÓRMULAS, CADA QUAL TEM O SEU MÉTODO. MAS ALGUMAS COISAS SÃO COMUNS, E SABER EXATAMENTE AONDE É O LUGAR DA CRIANÇA É UMA DELAS.
COMO DIZIA O SÁBIO PAULO FREIRE :
Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.

PS: ESSA SENHORINHA ABAIXO É A MINHA MÃE, E A EDUCAÇÃO COM ELA ERA NO OLHAR. BASTAVA UM SÓ. E AO LADO, MINHA IRMÃZINHA, QUE TAMBÉM É UMA BRASA MORA!



Você pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...